Seus Clientes são Rentáveis ?

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Uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro é não perdendo. Ao contrário do que se imagina nem todos os clientes são rentáveis. Infelizmente, muitos clientes ao invés de colocar dinheiro no seu caixa fazem o contrário, tiram.

A estratégia comercial de qualquer empresa deveria ser identificar atrair e manter clientes rentáveis, ou seja, aqueles que geram um fluxo de receitas maior que o custo de atrair, vender e servi-los. Todavia, todas as empresas perdem dinheiro com alguns clientes.

Um estudo atesta a conhecida regra 80/20 Princípio de Pareto. Mostra que 80% do lucro de uma empresa pempresaode vir de 20% dos clientes mais rentáveis e metade do qual é perdido para atender a base formada por 20% dos clientes não rentáveis. A implicação é que uma organização pode ser mais lucrativa se souber como “dispensar” seus piores clientes.

Se observar com atenção o relacionamento com seus clientes, verá que os mesmo são muito diferentes. Abaixo uma descrição de quatro características bem conhecidas:

  • Clientes fiéis ou parceiros: sempre compram de você, pois confiam em seus produtos e serviços. Estão em busca de novidades e esperam de você um atendimento especial, uma vez que contam com sua habilidade e atenção para resolver o problema deles. São os mais rentáveis!
  • Clientes do seu nicho de mercado: são clientes que compram esporadicamente e esperam um bom atendimento. São mais ou menos rentáveis. Se você mantiver uma boa relação com eles, se tornarão parceiros fiéis no futuro.
  • Clientes com interesse financeiro: são aqueles que sempre compram centrados nos preços. São difíceis de atrair, geram pouco resultado e não tem lealdade.
  • Clientes “oportunistas”: são os que exigem sempre o menor preço possível, depois que você abre mão do preço querem o maior prazo possível. Muitos ainda podem atrasar o pagamento e até mesmo falar mal do seu negócio a outros clientes. Cuidado com este tipo de cliente, se tiver muitos deles seu negócio tende a não prosperar ou mesmo a fechar em curto ou médio prazo.

“Quanto melhores e mais exigentes são seus clientes, melhores serão seus produtos e serviços e mais resultado você irá gerar ao seu negócio e à sociedade”.

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