Por que as Empresas Fecham?

Tempo de leitura: 1 minuto

Esta com certeza é uma das perguntas que mais intrigam os empresários, pois sentem que muitas vezes seu negócio está em risco, mas não sabem exatamente o que está acontecendo com sua empresa.

Por um lado, Empresaspercebem que o dinheiro ficou mais escasso e muitas vezes tem dificuldade para manter seus compromissos em dia. Todavia, muitas empresas não possuem ferramentas gerenciais com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultado para avaliar o que está ocorrendo com seus indicadores.

O SEBRAE SP fez uma pesquisa para tentar responder a esta pergunta. Perguntou a empresários que haviam fechado seus negócios qual o motivo, e chegou aos seguintes resultados:

1º Falta de Capital de Giro                                                       41%

2º Falta de clientes                                                                    25%

3º Problemas financeiros                                                         21%

4º Inadimplência                                                                        16%

5º Falta de crédito                                                                      14%

As respostas não eram excludentes, ou seja, podia haver mais de um motivo para o fechamento do negócio.

Mas aqui eu gostaria de fazer uma observação. Falta de Capital de Giro para financiar seus negócios e falta de clientes para gerar margem suficiente para cobrir seus custos fixos foram apontados com principais causas. Se observarmos os itens problemas financeiros, inadimplência e falta de crédito parecem mais as consequências dos primeiros motivos do que propriamente a causa. Questões como alta carga tributária, localização, fornecedores tiveram um índice muito baixo na pesquisa.

Desta forma, como está o gerenciamento do capital de giro em sua empresa? Questões como prazo médio de pagamento e recebimento, bem como o giro de estoques estão diretamente ligados à necessidade de capital de giro. E o seu maior ativo? Seus clientes estão recebendo toda a atenção que merecem?

Bons negócios!

Se você gostou do artigo, compartilhe, deixe sua sugestão ou crítica abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *