Tempo de leitura: 1 minuto
O Lucro é um dos maiores objetivos de uma empresa, ao lado de satisfazer as necessidades dos clientes e ser ambientalmente e socialmente boa para a comunidade. Com o lucro, conseguimos manter nossas empresas abertas, além de gerar renda a nossos colaboradores, dividendos aos acionistas e impostos aos governos, para que se possam construir novas estradas, escolas e hospitais. Peter Druker define lucro como “A semente para a próxima colheita”.
- Descontos: normalmente os descontos são utilizados para atrair novos clientes, todavia são muito nefastos quando se trata de formar lucro. Um desconto de apenas 5% em um produto com uma margem de 10% fará com que a empresa tenha que faturar o dobro para se chegar ao mesmo resultado.
- Comissões sobre vendas: também são necessárias para estimular a equipe de vendas, mas atenção a elas, pois incidem diretamente no preço final do produto. É comum ver, por exemplo, empresas que pagam até 10% de comissões. Numa empresa que vende, por exemplo, R$ 400.000, 00 seu representante comercial receberia R$ 40.000,00. Será que o proprietário tem um pró-labore neste valor?
- Impostos sobre vendas: aqui não se trata de sonegar impostos, e sim de buscar a Elisão Fiscal, ou seja, fazer um planejamento tributário buscando pagar o menor imposto possível sobre as vendas. É importante buscar um profissional de contabilidade, bem como, entender a legislação e suas isenções e alíquotas diferenciadas.
- Compras mal feitas: toda vez que compramos mal, seja por pagar um valor maior que o de mercado ou por escolher produtos que não giram, que logo serão obsoletos e perderão a validade, é prejuízo na certa. Pois este dinheiro saiu do caixa da empresa, e às vezes demora, vem em quantidade menor, ou até mesmo não volta mais para o caixa.