Liquidação ou Promoção ?

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Existem várias estratégias utilizadas por empresas para aumentar suas vendas. Neste artigo vamos falar de duas. Uma delas é a “Liquidação” que tem como objetivo baixar os preços dos produtos, tirar valor ou “desvalorizar”. Esta estratégia tende a atrair consumidores mais centrados nos preços do que nos produtos em si.

A Liquidação geclock-1527697__180ralmente acontece pelo receio de ficar com os produtos no estoque devido a obsolescência programada ou mudança de estação/moda como é o caso de artigos de vestuário e similares. Normalmente, ocorre pela venda abaixo da expectativa ou a exigência de quantidades mínimas a serem compradas por algumas marcas para manter a “exclusividade”.

Quanto maior a liquidação, mais prejudicial tende ser ao negócio. Em primeiro lugar porque a margem cai muito, por exemplo, um desconto de 30% exigirá em média um volume de vendas três vezes maior para se chegar ao mesmo resultado financeiro. Outro aspecto é que a empresa estará sobrecarregando de produtos sua carteira de clientes, retardando a volta dos mesmos e fazendo com que comprem menos no futuro.

Quanto mais a empresa compreender as reais necessidades de seus clientes e o que eles valorizam, menor será a necessidade de liquidação. Esta muitas vezes estimula o “consumismo” e não o consumo consciente, gerando escassez de demanda a médio prazo e prejudicando a empresa e o meio ambiente.

Por outro lado quando fazemos Promoção estamos elevando as “qualidades ou valores” dos nossos produtos e serviços. Estas qualidades são os aspectos que os clientes valorizam na hora da compra, como credibilidade, segurança, rapidez, suporte, longa vida útil, atenção pessoal, conveniência, inovação, apoio a causas sociais, comércio justo e personalização, entre outros. Desta forma, mesmo vendendo menos você irá aumentar o lucro pela qualidade da venda.

Se você promover seus produtos e serviços de forma correta, seus clientes encontrarão valor na solução que você está oferecendo pelo preço justo, e ficarão satisfeitos por atenderem suas necessidades e ainda terão contribuído para um mundo melhor.

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