Como Aumentar o Lucro de sua Empresa

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Existem basicamente 4 formas de aumentar o lucro de uma empresa. Aumentar o preço de seus produtos ou serviços, ou reduzir os descontos, seria uma delas. Outra forma seria aumentar o faturamento. Também podemos comprar melhor, seja obtendo descontos ou comprando na quantidade correta e por fim reduzindo os custos fixos ou operacionais.

Utilizando a ferramenta análise de sensibilidade em mais de 200 empresas e usando um mesmo valor percentual, chegamos à conclusão que o que mais contribui para o aumento do lucro é elevar o preço. É claro que isso exige mais qualidade e credibilidade na hora da venda. O segundo item é melhorar o processo de compras. Esses dois aspectos fazem com que a margem de contribuição suba, ou seja, gera mais lucro bruto. Na sequência vem o aumento no faturamento e por fim a redução nos custos fixos ou operacionais.

Mas o que vemos numa crise é mais ou menos a seguinte cena, em primeiro lugar se busca a redução de custos fixos com a demissão de funcionários e corte do cafezinho. Note aqui, que é o item que menos impacta no lucro. Em seguida chama-seimages a equipe de vendas e pede-se para vender mais que é o segundo item que menos interfere no aumento do lucro. E por fim, muitas vezes a “sentença de morte”, para vender mais se reduz o preço, o item que mais contribuí para o aumento do lucro.

Uma redução de 5% nos preços de uma empresa que tinha lucro de 10% exigiria que a empresa dobrasse seu faturamento para se chegar ao mesmo resultado sem o desconto. Mas esta estratégia provavelmente exigira aumentos nos custos operacionais e sobrecarregaria sua carteira de clientes prejudicando as vendas futuras.

Portanto, na próxima vez que sua empresa tiver dificuldade avalie com muito cuidado quais as melhores decisões a serem implementadas.

Bons negócios!