5 Dicas para Prosperar como Profissional Liberal

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia cada vez mais pessoas buscam trabalhar por conta própria. Grande parte dos formandos que saem das universidades tem como objetivo uma boa remuneração e autonomia em relação ao trabalho. Todavia, vemos que apesar de uma boa formação técnica, nem todos possuem características ou atitudes para empreender e prosperar dentro de sua profissão.

Se você se formolaptop-computer-1245981_960_720u ou já é um profissional nas áreas de odontologia, psicologia, advocacia, contabilidade ou engenharia e está lendo este artigo é bem provável que queira trabalhar ou já trabalha por conta própria e deseja ser bem remunerado por seus serviços. Isto também vale para qualquer outra profissão ou forma de prestação de serviços, que é o setor da economia que mais cresce no mundo.

Caso você pretenda ser bem sucedido em sua área de atuação poderá melhorar suas chances se observar as dicas abaixo, e buscar mais informações sobre o tema.

1ª DICA:  Avalie qual é a remuneração por hora de acordo com os serviços que irá oferecer.

O tempo é o bem mais precioso a um profissional liberal”. Se você for um dentista por exemplo, poderá fazer implantes, restaurações, clareamento e uma infinidade de outros procedimentos dentro de sua área de atuação. Uma medida bem simples em relação a sua remuneração é saber quanto você recebe por hora de acordo com o tipo de serviço prestado. Isso vale para qualquer profissional ou empresa que presta serviço. Veja o exemplo abaixo:

2ª DICA:  Analise em quais os serviços você realmente é bom.

Se for aqueles cuja remuneração por hora são mais altos, ótimo. Mas caso o serviço for o que tiver remuneração menor, você terá que se esforçar para elevar a qualidade destes serviços de forma que seus clientes percebam seu valor e paguem mais por ele. Qualquer tipo de serviço tem valor diferenciado de acordo com o profissional que executa. Isto vale para um corte de cabelo ou uma cirurgia.

3ª DICA:  Verifique se há demanda para o tipo de serviço escolhido.

Se o tipo de serviço escolhido tiver demanda isso facilitará sua atuação, mas se o serviço for uma novidade lembre-se que você também poderá gerar demanda se souber comunicar os benefícios que seu serviço irá trazer aos clientes. O Brasil é um país onde as novidades são muito bem vistas e valorizadas.

Está gostando do artigo?

Insira agora seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

4ª DICA:  Seja referência em sua área.

Quando você se torna uma referência na área que escolheu você passa a ser reconhecido como “autoridade” no assunto. Neste caso, por ser autoridade em sua área você poderá estabelecer uma remuneração justa por seus serviços, uma vez que você é único. Aqui está uma das grandes vantagens do prestador de serviço.

QUANTO COBRAR POR MEUS SERVIÇOS?

5ª DICA:  Invista em você e em sua imagem.

De nada adianta você ser um excelente profissional em sua área se você não comunicar isso a quem precisa. Desta forma invista em você através de cursos e especializações e também em sua imagem, tanto pessoal, quanto nas mídias sociais mais adequadas ao seu perfil profissional.

Estas são apenas algumas dicas, mas se seguidas com atenção poderão fazer uma grande diferença em sua atividade profissional.

Bons negócios!

Você acha que é possível aplicar estas dicas em sua atividade? Deixe seu comentário abaixo, e inscreva-se para receber os novos artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *